BandNews FM

Educação de qualidade contribui para queda da violência no Brasil, aponta estudo

Pesquisa identificou maior empregabilidade em municípios com melhor índice de educação

BandNews FM

Educação de qualidade contribui para queda de violência no Brasil, aponta estudo Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil
Educação de qualidade contribui para queda de violência no Brasil, aponta estudo
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

Um estudo divulgado nesta segunda-feira (14) revela que cidades com melhores índices no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) tem menores taxas de homicídio. Segundo o levantamento do Insper, com apoio do Instituto Natura, o aumento de um ponto no indicador IDEB-ENEM está associado a queda de 25% nas taxas de homicídios.

Além disso, a melhora do IDEB-ENEM também garantiu um crescimento de 200% nas taxas de jovens empregados e na ampliação de 15% no número de matriculados no ensino superior.

Para a elaboração do medidor, a pesquisa usou como base a proporção entre alunos de 6 e 7 anos que foram matriculados na educação básica e aqueles que aos 17 e 18 anos prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio. O estudo comparou dados entre 2009 e 2014.

A avaliação indicou que o bom gerenciamento escolar permite que a maioria dos estudantes continue nos colégios até o ensino médio sem atrasos na formação, o que incentiva o ingresso nas universidades.

Um dos autores do estudo, o mestrando da USP, Luciano Salomão, afirma que o indicador é essencial para o entendimento do funcionamento ou não das políticas sociais: “O IDEB-ENEM nos possibilitou medir quanto cada município evoluiu em termos de progressão e aprendizado dos jovens no seu sistema escolar, desde o primeiro ano do ensino fundamental até o fim do ensino médio. Isso nos faz refletir sobre a importância de correlações como essa para se analisar políticas públicas de gestão educacional e efeitos nas externalidades de cada região”.