O deputado estadual por São Paulo Eduardo Suplicy (PT-SP), de 82 anos, afirmou nesta terça-feira (19), em audiência pública na Câmara dos Deputados, que foi diagnosticado com o mal de Parkinson e que faz o tratamento contra a patologia com cannabis medicinal.
“Eu venho lhes dizer que, no final do ano passado, fui diagnosticado com doença de Parkinson leve. Tinha um pouco de tremor nas mãos, uma dor muscular na perna esquerda e quero contar que, além da medicação convencional que tomei, eu estou me tratando agora com a cannabis medicinal”, afirmou.
Após ter identificado sinais da doença a partir de um quadro de dores musculares e tremores nas mãos, Suplicy buscou especialistas e iniciou o tratamento com óleo de canabidiol, derivado da cannabis.
O deputado tornou público o diagnóstico com o objetivo de aumentar a importância do uso terapêutico da cannabis medicinal para algumas doenças.
Na sessão, Suplicy fez um apelo público ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para que coloque em pauta a votação de um relatório do deputado Luciano Ducci (PSB-PR), que deu um parecer favorável a um projeto de lei que regulamenta o plantio da cannabis no país. O texto é de autoria do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE).