O âncora do BandNews FM No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, rememora o histórico de violência sexual nas guerras e afirma que o deputado estadual Arthur do Val, do Podemos de São Paulo, abordou, com "palavras nojentas", um dos temas mais sensíveis de todos os conflitos.
A Assembleia Legislativa de São Paulo promete rigor na apuração da conduta do deputado, conhecido como Mamãe Falei, durante viagem à Ucrânia. Em mensagens de áudio, o parlamentar disse que as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres.
Com a repercussão das falas, o parlamentar paulista desistiu da pré-candidatura ao governo de São Paulo. O partido dele, o Podemos, também abriu um processo disciplinar contra o deputado e já se fala na expulsão dele da legenda.
Oinegue concluiu o comentário de abertura do jornal desta segunda-feira (7) afirmando que a violência sexual rivaliza com o genocídio e com a tortura.
Por isso, o assunto precisa ser tratado de maneira séria porque é mais que um absurdo ainda ter falas como a do deputado Arthur do Val.