Eduardo Oinegue: Vamos falar de futuro? Qual futuro queremos?

Jornalista analisa gastos com pagamentos de dívidas e pouca margem para investimentos

Rádio BandNews FM

Realidade orçamentária vai dificultar a atuação do próximo presidente da República Foto: Agência Brasil
Realidade orçamentária vai dificultar a atuação do próximo presidente da República
Foto: Agência Brasil

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, chama a atenção para a distribuição e aplicação de recursos do Orçamento da União. Segundo o jornalista, o Brasil tem uma ampla arrecadação, mas insiste em comprometer a maior parte do faturamento com dívidas.

Considerando os R$ 4 trilhões do Orçamento, o âncora faz um alerta: “O Brasil gasta o equivalente a nove meses de arrecadação com dívidas e previdência. Já o disponível para investimento significa quatro dias de faturamento. Pode dar certo um País que gasta tudo isso para pagar o passado e pouquíssimo com o futuro? Essa é a proporção, a conta não fecha”.

Para o jornalista, a realidade orçamentária vai dificultar a atuação do próximo presidente da República: “Como administrar um país que tem 96% dos seus compromissos assumidos constitucionalmente e o presidente só pode mexer com 4%? ”.

O âncora lembra que os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) foram questionados no debate presidencial realizado pela Band no último domingo (16) sobre os recursos da União. Na visão do jornalista, faltou aos presidenciáveis um plano para lidar com a verba do governo federal de forma consistente pelos próximos quatro anos.

“É importante que a gente se familiarize com isso para que o Brasil não continue como um País que tem muitas propostas e ideias durante a campanha, e uma capacidade muito baixa de realização quando começa o governo”, conclui o apresentador.