Eduardo Oinegue: um olhar sobre nossa curta experiência com reeleição

Jornalista diz que hoje não é possível afirmar se haverá ou não segundo turno na eleição presidencial

Rádio BandNews FM

É impossível afirmar hoje se corrida ao Palácio do Planalto irá ou não ao 2° turno Foto: Agência Brasil
É impossível afirmar hoje se corrida ao Palácio do Planalto irá ou não ao 2° turno
Foto: Agência Brasil

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, fala sobre as últimas pesquisas eleitorais e compara o cenário atual com disputas anteriores.

Eduardo Oinegue cita as eleições de 1998 e 2006: “Na eleição de 1998, nessa época do ano, o candidato à reeleição, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), tinha 47% das intenções de voto, o segundo colocado, Lula (PT), 24%. Já em 2006, neste mesmo período, Lula (PT), então presidente, tinha 47%, já o candidato mais próximo, Geraldo Alckmin (PSDB), tinha 35%”.

Oinegue pontua que aqueles resultados não devem ser parâmetro. Na visão do jornalista, a amostragem é baixa: “O eleitor se mexeu de um jeito em 1998 e de outro em 2006. Não dá para falar em porcentagem, tem apenas três reeleições”.

O âncora da BandNews FM destaca ser impossível afirmar hoje se corrida ao Palácio do Planalto irá ou não ao 2° turno: “A pesquisa analisa o comportamento do eleitor até esse momento, ela não antevê o comportamento do eleitorado. Nesse momento, a população está fazendo suas reflexões”.

Eduardo Oinegue conclui: “Estamos em um momento de dúvidas, em que os números não autorizam nenhum especialista a cravar qual vai ser o caminho da eleição”.