O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, acredita que há um clima de medo cercando o governo federal, com aliados em uma busca desesperada para alavancar os números de Jair Bolsonaro nas pesquisas eleitorais.
Para o jornalista, o presidente da República sabe que terá de tomar alguma medida radical para subir nas intenções de votos: “Aliados do governo estão enxergando um movimento que os preocupam, que é o fortalecimento da candidatura do Lula e uma possível vitória no 1° turno”.
Oinegue diz que o pouco tempo restante para as eleições faz com que o atual governo pense em uma estratégia para reverter esse quadro: “Eles querem dar um ‘cavalo de pau’ na economia, e para isso falam em até tirar o [ministro da economia] Paulo Guedes”.
Segundo o jornalista, um exemplo bem-sucedido dessa expressão foi o Plano Real, coordenado por Fernando Henrique Cardoso em 1994, à época Ministro da Fazenda, e eleito presidente da República no mesmo ano.
Oinegue afirma que a situação econômica atual do Brasil joga contra a estratégia governista, uma vez que não há soluções a curto prazo para esses problemas: “Como enfrentar a miséria causada pela inflação, como segurar os juros altos [...] será que o governo tem algo na manga?".
O âncora do BandNews FM No Meio do Dia conclui pontuando que os assessores têm ciência de que, caso nada seja feito, a reeleição não será viável: “O eleitor tem pressa, quer que a situação melhore. A turma do Bolsonaro sabe que se eles não realizarem nenhuma mudança, o povo vai mudar de presidente”.