Eduardo Oinegue: Só FHC deu na economia o cavalo de pau que Bolsonaro quer dar

Jornalista diz que há desespero da base do governo em busca de popularidade

Rádio BandNews FM

Presidente está em segundo lugar nas pesquisas eleitorais  Foto: Agência Brasil
Presidente está em segundo lugar nas pesquisas eleitorais
Foto: Agência Brasil

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, acredita que há um clima de medo cercando o governo federal, com aliados em uma busca desesperada para alavancar os números de Jair Bolsonaro nas pesquisas eleitorais.

Para o jornalista, o presidente da República sabe que terá de tomar alguma medida radical para subir nas intenções de votos: “Aliados do governo estão enxergando um movimento que os preocupam, que é o fortalecimento da candidatura do Lula e uma possível vitória no 1° turno”.

Oinegue diz que o pouco tempo restante para as eleições faz com que o atual governo pense em uma estratégia para reverter esse quadro: “Eles querem dar um ‘cavalo de pau’ na economia, e para isso falam em até tirar o [ministro da economia] Paulo Guedes”.

Segundo o jornalista, um exemplo bem-sucedido dessa expressão foi o Plano Real, coordenado por Fernando Henrique Cardoso em 1994, à época Ministro da Fazenda, e eleito presidente da República no mesmo ano.

Oinegue afirma que a situação econômica atual do Brasil joga contra a estratégia governista, uma vez que não há soluções a curto prazo para esses problemas: “Como enfrentar a miséria causada pela inflação, como segurar os juros altos [...] será que o governo tem algo na manga?".

O âncora do BandNews FM No Meio do Dia conclui pontuando que os assessores têm ciência de que, caso nada seja feito, a reeleição não será viável: “O eleitor tem pressa, quer que a situação melhore. A turma do Bolsonaro sabe que se eles não realizarem nenhuma mudança, o povo vai mudar de presidente”.