Eduardo Oinegue: Por trás da tragédia das chuvas em Pernambuco, falta de governo

Jornalista afirma que jogo político entre Poderes é lesivo aos brasileiros

Rádio BandNews FM

Fortes chuvas atingiram o estado de Pernambuco nos últimos dias Foto: Agência Brasil
Fortes chuvas atingiram o estado de Pernambuco nos últimos dias
Foto: Agência Brasil

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, afirma que os governadores têm culpa por tragédias como a de Pernambuco.

Oinegue diz que as fortes chuvas que atingiram o estado são naturais, inevitáveis, mas as condições de quem mora em lugares irregulares são responsabilidade das autoridades: “O presidente diz que o assunto não é federal. O governador alega que esse problema não é estadual, assim como o prefeito, que se isenta de qualquer culpa também. Um joga a responsabilidade para o outro”.

Eduardo Oinegue destaca que a Constituição estabelece competências para as três esferas do Poder Executivo na questão habitacional, mas, como ressalta o jornalista, os governantes não resolvem esse problema enraizado no Brasil: “Falta coordenação. Eles ficam brigando politicamente e quem sofre é a população”.

Oinegue alega que esse jogo político entre as instâncias do Poder Executivo faz com que a população sempre seja feita refém: “Eles não trabalham para a gente, nós que estamos trabalhando para eles, pagando nossos impostos. O cidadão tem que ser a prioridade número 1 do Estado, sendo ele federal, estadual ou municipal”.

O âncora do BandNews No Meio do Dia conclui afirmando que não há preocupação com a sociedade por parte dos governantes. O único interesse deles, de acordo com Oinegue, é com se manter no poder. O âncora ainda diz que, enquanto isso não for resolvido, tragédias como a Pernambuco continuarão acontecendo: “Eles criam uma burocracia e uma confusão enorme, fazendo com que não saibamos com quem reclamar”.