O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, diz que as pesquisas eleitorais são uma fotografia do momento em que foram feitas. O jornalista ressalta que hoje, no Brasil, o momento conturbado e a polarização política dificultam uma visão nítida do eleitorado.
Para o jornalista, algumas incógnitas podem e vão influenciar no resultado final da eleição. Segundo ele, os institutos de pesquisas não conseguem identificar isso: “Muita coisa vai acontecer e muitas variáveis sem domínio estão colocadas”.
Oinegue ressalta que as pesquisas são fotos do momento em que foram feitas, mas o atual cenário da política brasileira não permite que seja possível uma clara visualização: “São fotos do início do século XX, com baixo grau de nitidez. É como dirigir na estrada com serração. Isso é o que está acontecendo com as pesquisas”.
Eduardo Oinegue cita um dado histórico nas eleições para Presidente no Brasil. Segundo ele, desde a redemocratização, sempre o candidato que após o começo do horário eleitoral estava e primeiro nas pesquisas, ganhou. Mas Oinegue mostra também outro dado relevante: sempre que um Presidente tentou a reeleição, foi eleito: “Qual estatística que vale? Se for a primeira, Lula será eleito. Caso seja a segunda, Bolsonaro vence. Como clareia o cenário em um ambiente desse? ”.
O âncora do BandNews No Meio do Dia conclui: “A foto que as pesquisas tiram e que é real e a mais clara possível, ainda assim, não é suficiente para que a gente possa escapar dessa frase: pesquisa é fotografia do momento em meio a uma grande névoa”.