O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, comenta os efeitos da prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, alvo de operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (22).
O ex-ministro foi detido de forma preventiva em uma ação que investiga tráfico de influência e corrupção envolvendo a liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação com intermediação de pastores.
Oinegue avalia que, agora, Milton Ribeiro deixa de ser apenas mais um ex-integrante do governo de Jair Bolsonaro. Na visão do jornalista, a prisão enfraquece o status do ex-ministro na vida pública: “Ele estava no guichê da incompetência, péssimo ministro. Agora ele sai desse guichê e vai para o da suspeita de roubo, corrupção”.
O âncora pondera que a operação ainda está em curso, apesar de os indícios apontarem para a existência real de um esquema de corrupção dentro do Ministério da Educação: “Temos que esperar as investigações, mas os sinais não são nada bons para o ex-ministro”.
Oinegue destaca, ainda, o tipo de influência que essa prisão pode gerar na campanha eleitoral do presidente Jair Bolsonaro: “É uma denúncia de corrupção no coração do governo dele [...] isso faltando três meses para a eleição. Não é decisivo, mas não é bom”. Segundo o jornalista, essa operação também prova que a Polícia Federal age de maneira independente.