O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, comenta o projeto que tramita na Câmara dos Deputados que tem como objetivo punir os institutos de pesquisas que divulgam números que não corresponderem com o resultado das eleições.
Eduardo Oinegue diz que punir os institutos de pesquisas por errarem na divulgação dos números não cabe a nenhum parlamentar: “Se criminalizar as pesquisas, terão que punir também quem faz a previsão do tempo, economistas que erram em suas previsões, ou até mesmo os bancos que erraram na projeção dos juros”.
Os parlamentares que apoiam a aprovação desse projeto de lei alegam que as divulgações de pesquisas erradas influenciam no voto dos eleitores. Oinegue questiona que nesse caso, medidas tomadas por estes políticos causam o mesmo efeito: “Promessa picareta de campanha pode. Abrir os cofres públicos também. Orçamento secreto pode, tudo isso pode. Só as pesquisas que interferem na eleição? ”.
O âncora do BandNews No Meio do Dia pontua que as pesquisas têm seus acertos e defeitos, porém criminalizar erros na divulgação dos resultados não é uma medida razoável: “É de se estranhar que eles queiram cobrar das pesquisas uma precisão que elas não podem ter”.
Oinegue conclui: “Essa pilantragem que está sendo proposta tem cara de bode na sala. Querem intimidar os institutos de pesquisas. Se for assim, vamos ter que punir os analistas de clima, quem faz projeção para a taxa de juros e inflação. Inacreditável isso. Prever e estimar faz parte do jogo”.