O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, fala sobre a expectativa da transição do governo federal e a definição das diretrizes da nova gestão. Para o jornalista, chegou o momento deixar a polarização de lado e focar em projetos a longo prazo.
"Não podemos ficar presos no debate pequeno entre bolsonaristas e petistas, como se isso fosse o retrato do mundo nos dias de hoje. Temos uma quantidade enorme de problemas que vão além disso. Essa não pode ser a discussão", afirma Oinegue.
O apresentador avalia que os debates internos precisam acompanhar as mudanças que vêm ocorrendo ao redor do mundo. "Todo o modelo enérgico no mundo está em modificação, o Brasil precisa se adaptar ainda mais nisso. Precisamos olhar para frente, pois tem uma agenda de mudanças que estão acontecendo lá fora e precisam acontecer no Brasil também".
Para Oinegue, é essencial que o governo mire em exemplos das nações mais desenvolvidas: "Mais de 20 milhões de pessoas no Brasil precisam do auxílio do estado, gente que não consegue escapar dessa dependência. Ou a gente olha para a agenda moderna que há no mundo, ou vamos ficar no discurso ideológico bobo, saindo de um lado e indo para o outro".
"O ponto é: Nós precisamos de um olhar que busque uma nova normalidade. Isso é quando a agenda política do País entende quais são as necessidades sociais e econômicas do momento em que vivemos. Não vimos isso nos debates entre Lula e Bolsonaro", conclui o jornalista.