Eduardo Oinegue: Os debates nunca mais serão os mesmos depois de ontem

Jornalista afirma que debate entre os candidatos à presidência vai ficar marcado na história

Rádio BandNews FM

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, classifica como extraordinário o debate entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula.

Na visão do jornalista, o formato que permite que candidato fale por até 15 minutos em um bloco vai mudar toda a estrutura dos próximos encontros no Brasil.

“Foi um debate extraordinário, um trabalho magnifico da Band. Tem que elogiar mesmo, foi incrível. O debate presidencial do 2° deste ano vai entrar para a história e vai mexer com essa eleição”.

O âncora destaca que a forma apresentada foi um sucesso e que o modelo antigo não terá mais espaço: “No primeiro turno talvez isso ainda tenha que ser mantido [formato antigo], mas em 2° turno acabou. O modelo da Band propiciou uma mudança completa daquilo que se vai chamar de debate daqui para frente”.

Apesar do sucesso, o jornalista pontua que, mesmo com o novo formato, a falta de propostas e constantes ataques entre os candidatos foi a tônica, assim como no 1° turno, do debate: “No modelo anterior também não apareceu propostas, o problema são os candidatos, não o formato”.

O âncora chama a atenção para a postura de Jair Bolsonaro e Lula, que ressalta que ambos conseguiram se controlar e evitaram erros cometido em debates anteriores: “Eles controlaram seus impulsos. O Lula perdeu o controle no debate na Globo contra o candidato padre. Já Bolsonaro, no debate do 1° turno da Band, atacou uma jornalista em sua resposta. Ontem, os presidenciáveis controlaram seus impulsos comparando com o histórico que eles têm”.