O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, explica o que as pesquisas eleitorais podem ou não entregar aos eleitores.
Primeiro, ele afirma que as pesquisas são feitas em cima da realidade momentânea. Mas o processo eleitoral é dinâmico, e a preferência do eleitorado pode mudar: “A aprovação do Bolsonaro era uma antes do Auxílio Brasil, agora é outra. Era uma antes da redução dos combustíveis, agora é outra. É suficiente para ele ganhar a eleição? Não sei. Mas aumenta as chances eleitorais”.
Oinegue diz que o começo das campanhas eleitorais, o horário eleitoral gratuito, os debates e a mobilização nas redes sociais são fatores que colaboram para mudanças nos resultados das sondagens: “Esse cenário muda tudo. Se não mudasse, bastaria contratar um instituto de pesquisa, e você já diploma o Lula, o Haddad em São Paulo, Cláudio Castro no Rio de Janeiro. Não é assim que funciona, tem um dinamismo”.
O âncora do BandNews No Meio do Dia ressalta que as pesquisas não conseguem projetar o resultado final das eleições e conclui: “As pesquisas não são o ambiente real, mas é o único ambiente possível para a gente poder ter uma noção”.