Eduardo Oinegue: o que as pesquisas de opinião não conseguem medir

Âncora diz que institutos não conseguem definir algumas premissas necessárias para ter uma pesquisa mais exata

Rádio BanNews FM

Segundo dados da última eleição, 20% do eleitorado não compareceram às urnas Foto: Agência Brasil
Segundo dados da última eleição, 20% do eleitorado não compareceram às urnas
Foto: Agência Brasil

O âncora do BandNews FM No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, afirma que existem algumas variáveis que os institutos de pesquisas não têm como prever e, sendo assim, não é possível construir um cenário real da situação de cada candidato.  

Eduardo Oinegue enfatiza que não se pode deduzir quais serão os votos válidos no Brasil, já que é muito difícil filtrar o índice de abstenção. Segundo o jornalista, eleições anteriores nos mostram que esse fator não é desprezível porque, segundo dados da última eleição, 20% do eleitorado não compareceram às urnas.

O jornalista diz que esse fenômeno não é um erro dos institutos, “é assim no mundo inteiro, as pesquisas deram na maior parte das vezes a vitória para aquele que ganhou, a França agora é um exemplo, a taxa de acerto é muito elevada”.

Oinegue ainda diz que o importante é entender que esse cenário atual que as pesquisas nos mostram é pertinente, porém mudanças podem ocorrer até outubro, já que a política é muito instável. O âncora da BandNews FM conclui afirmando que “não podemos olhar para as próximas pesquisas como a resposta que define a eleição” e também ressalta que “não se deve aceitar a ideia de que as pesquisas não apontam nada verdadeiro”.