Eduardo Oinegue: O Brasil só se livra da cilada dos juros altos se crescer

Jornalista diz que País não cresce, fazendo com que a inflação tenha efeito ainda mais devastador

Rádio BandNews FM

Inflação alta se torna cada vez mais corriqueira no Brasil  Foto: Agência Brasil
Inflação alta se torna cada vez mais corriqueira no Brasil
Foto: Agência Brasil

O âncora do BandNews FM No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, analisa os motivos que tornam o impacto da inflação alta muito mais forte no Brasil do que em outros países.

Oinegue diz que a crise inflacionária é um problema global, porém o despreparo da economia nacional torna muito difícil prevenir e combater esse fenômeno. Segundo o jornalista, o fato de o Brasil ter altos índices de desemprego e baixíssima projeção de crescimento faz com que o brasileiro sinta muito mais no bolso as consequências da inflação do que o americano, por exemplo.

Eduardo Oinegue critica a maneira como a alta dos preços é enfrentada pelo governo no nosso país. Ele lembra que uma arma utilizada para frear a disparada da inflação é o aumento de juros: “Estados Unidos tem a pior inflação dos últimos 40 anos, e a projeção de juros está na casa de 2%, já aqui por volta de 13%”

Para o jornalista, os políticos brasileiros não estruturam uma forma de resolver essa situação, ficam apenas com falácias populistas. Dessa forma, na avaliação de Oinegue, a inflação latente se torna cada vez mais corriqueira no nosso país.

O âncora do BandNews FM No Meio do Dia conclui dizendo que, enquanto o Brasil não enfrentar o problema de frente, a crise financeira só irá aumentar. Ele diz que a única maneira de sair desse problema é crescer economicamente: “Quando você não cresce, todo mundo está disputando os mesmos produtos, fazendo com que os preços subam”.