O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, analisa que o presidencialismo, sistema de governo do Brasil, não é a causa dos problemas que o país enfrenta. Para o jornalista, o cenário é fruto das atitudes de políticos, que, segundo ele, manteriam as condutas atuais mesmo em outro modelo de governo.
Oinegue cita o exemplo dos Estados Unidos, um país que adota o mesmo sistema de governo que o Brasil: “O Brasil é presidencialista e eles [EUA] também são. Então por que nós somos mal-ajambrados e eles não?”
Para ele, a suposta eficiência governamental advinda de troca de modelo é uma ilusão: “A culpa da nossa instabilidade, da nossa política, é o presidencialismo? Sem esse sistema de governo, isso aqui [o Brasil] seria um espetáculo, uma maravilha? Isso é uma fantasia”.
O âncora pontua que países como Alemanha, Coreia e Japão são um exemplo de seriedade com a política. “Temos aqui um dos Congressos mais caros do mundo [...]. Nosso judiciário é o mais caro em relação ao PIB, mais caro que o da Alemanha. Isso não nos torna mais eficientes que eles."