O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, analisa o discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Assembleia-Geral da ONU. A reunião aconteceu, nesta terça-feira (20), em Nova York.
Oinegue ressalta a posição cautelosa do presidente em seu discurso. Para ele, Bolsonaro adotou o tom para não perder os votos que já detém: “Bolsonaro não perdeu nenhum voto em seu discurso na ONU, mas também não ganhou. Nessa fase da campanha, o candidato não pode errar”.
Oinegue pontua que, assim como foi em sua visita ao Reino Unido para o funeral da rainha Elizabeth II, Bolsonaro tentou, em Nova York, reverter sua desvantagem nas pesquisas eleitorais: “Com esse discurso, o presidente tentou produzir algum tipo de percepção que envolva certa preocupação com os temas relevantes para a comunidade internacional”.
Para o âncora da BandNews FM, o presidente da República mentiu ao falar sobre o modo como lidou com a pandemia de covid-19: “O governo federal foi um caos na pandemia, na vacinação. Um desastre”.
Oinegue conclui: “Na minha visão, foi um discurso cuidadoso no padrão Bolsonaro. Teve críticas fortes, mas foi conservador. Muito diferente dos discursos que ele fez nesse mesmo espaço em anos anteriores”.