Eduardo Oinegue: Mais educação, maior o nível do debate. Será?

Jornalista diz ser curiosa a polarização mesmo com alto índice de educação dos eleitores

Rádio BandNews FM

Em 2022, nível de escolaridade do eleitor é o maior da história
Foto: Agência Brasil

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, analisa o perfil dos eleitores brasileiros e como isso pode explicar, nas palavras dele, o ambiente hostil do atual período eleitoral.

O jornalista destaca que o eleitorado deste ano é o mais educado da história, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral: “Em 2010, menos de 4% dos eleitores tinham ensino superior completo. Hoje, esse número está na casa dos 11%”.

Oinegue questiona a configuração de um cenário com esse mesmo eleitor inserido na eleição considerada por ele a mais agressiva dos últimos tempos: “Sociedades mais bem-educadas deveriam ter uma relação entre as pessoas mais qualificada [...]. A escolaridade é um fator civilizatório”.

O âncora do BandNews No Meio do Dia afirma que a polarização é um fator predominante nessa questão: “Tem uma centralização tão grande que tomou conta da sociedade. Os candidatos têm que levantar uma bandeira branca”.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.