O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, comenta a situação financeira dos brasileiros. Dados do IBGE mostram que a renda média das famílias diminuiu no 1° trimestre, enquanto o endividamento aumentou.
O jornalista pontua que a alta constante da inflação não traz escapatória para as despesas cotidias. “O rendimento médio caiu em 8%, porém as despesas cresceram com a inflação, daí vem a alta do endividamento, as pessoas não podem cortar as despesas obrigatórias.”
Eduardo Oinegue afirma que os brasileiros se endividaram por necessidades básicas de sobrevivência: “A família americana deve muito mais que a brasileira, proporcionalmente. Mas eles compram bens de consumo que melhoram a vida [...] no Brasil, as pessoas se endividam para pagar as despesas do mês”.
O âncora acredita que a causa do problema tem de ser resolvida em sua origem, não por meio de soluções de curto prazo: “Tem que diminuir o desemprego ainda mais, aumentar a renda da população, derrubar os juros, diminuir a inflação e voltar a crescer economicamente”.
O jornalista ainda avalia que a falta de propostas dos políticos para a melhoria desse nó econômico é preocupante. “A solução é crescer fortemente na economia. Os candidatos não apresentam nada concreto nesse sentido, por isso devemos ficar de olho no processo eleitoral desse ano, que é de onde pode sair uma solução”.