Eduardo Oinegue: Como repetir por anos e anos o crescimento do 1° trimestre

Para o âncora do BandNews No Meio do Dia, crescer constantemente tem que ser uma realidade do Brasil

Rádio BandNews FM

A economia brasileira cresceu 1% no primeiro trimestre de 2022
Foto: Agência Brasil

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, analisa a alta de 1% do PIB no 1° trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores, resultado divulgado nesta quinta (2) pelo IBGE. O setor de serviços, que corresponde a 70% da economia nacional, impulsionou esse crescimento.

Oinegue elogiou o desempenho do PIB na comparação com outros países: “A Coreia do Sul cresceu 0,7%, os Estados Unidos por exemplo, caíram 0,4%. Países como México e Canadá cresceram mais, porém não fizemos feio”. Segundo o jornalista, essa alta traz números para um momento positivo da economia brasileira, mas ressaltou que, para o Brasil se desenvolver de forma consistente, aumentar a renda per capita tem que ser uma prioridade.

Eduardo Oinegue afirmou que melhorar a qualidade de vida das pessoas tem que ser o principal objetivo de um país, mas só com um crescimento alto e consistente é possível atingir essa meta: “Esses pequenos aumentos nos indicativos econômicos são bons, mas o Brasil tem muitas necessidades, precisamos crescer em larga escala”.

Para o âncora, melhorar a renda das pessoas é de primordial importância para o Brasil se desenvolver. Segundo ele, o Chile é um exemplo disso: “Para a gente ter a renda per capita deles, precisamos crescer 50%, a diferença é muito grande”.

Oinegue concluiu destacando que o principal desafio do Brasil é conseguir aumentar o PIB ano após ano de maneira consistente, já que só assim será possível sair do limbo econômico em que o país já permanece há anos: “Se é 1% ou 2% o crescimento, ótimo, mas a nossa guerra não é trimestral, nossa luta passa por anos e anos de crescimento”.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.