Eduardo Oinegue: as urnas eletrônicas foram aprovadas. Já as pesquisas…

Âncora afirma que institutos erraram nos números, mas que discussão sobre urnas foi encerrada

Rádio BandNews FM

O âncora do BandNews No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, comenta o resultado do primeiro turno das eleições deste ano. O jornalista chama a atenção para a diferença entre o que as pesquisas apontavam e o resultado que saiu das urnas.

Eduardo Oinegue afirma que as pesquisas erraram de maneira retumbante. Na visão do jornalista, os resultados divulgados pelos institutos mostram que a metodologia usada não é muito eficaz: “O método usado já não consegue capturar o sentimento e opinião da sociedade”.

Oinegue destaca que essa discussão sobre a real eficiência das pesquisas será pauta por muito tempo. Porém, o debate sobre a aprovação das urnas se encerrou de vez depois dos resultados desta eleição: “O lado que mais questionava as urnas foi o que mais ganhou. As urnas produziram um Brasil mais à direita do que as pesquisas, que mostravam o contrário. Justamente esses partidos [de direita], liderados pelo Bolsonaro, questionavam as urnas. Acabou essa discussão”.

O âncora do BandNews No Meio do Dia chama a atenção para o que considera o grande acontecimento desta eleição: “É o fenômeno político mais impressionante dos últimos tempos: o surgimento de um partido forte de direita, com ideologia. O PL, com seus 99 deputados, representa uma nova força viva. Fica a dúvida se eles são bolsonaristas ou apenas pensam como o presidente, ainda que seja só uma semelhança. É uma força muito forte”.

Oinegue conclui: “Registre-se, portanto, o grande erro das pesquisas. Os institutos terão que fazer terapia e rever sua metodologia. Acabou a discussão das urnas, não tem mais o que falar”.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.