Eduardo Barão: Eleitores acham que Trump não vai admitir a derrota se perder eleição

Colunista analisou uma pesquisa realizada nos Estados Unidos que mostram que 90% dos eleitores democratas e 70% dos republicanos creem que Trump não irá aceitar uma possível derrota para Kamala

O colunista Eduardo Barão, da BandNews FM, repercutiu durante a manhã desta terça-feira (29) uma pesquisa divulgada na imprensa norte-americana sobre as reações dos candidatos à presidência dos Estados Unidos com os resultados eleitorais.

De acordo com o levantamento, os americanos, num geral, não acreditam que Trump irá aceitar o resultado das eleições caso seja derrotado.  

"Há uma preocupação de que, na noite da eleição, Trump chegue e anuncie que ele é o vitorioso. E pode ter complicação, como a gente viu, na última eleição quando ele perdeu nas urnas para Joe Biden", disse.

Para 90% dos democratas e 70% dos republicanos, o ex-presidente não irá aceitar um possível revés contra Kamala Harris, na eleição à Casa Branca que acontece na próxima terça-feira (5).  

Republicanos acreditam, ainda, que Trump não tem obrigação de acatar o resultado das urnas. "Para muitos republicanos, pouco importa o resultado das urnas e Donald Trump tem de ganhar, de qualquer jeito", analisou Barão.

Já em relação à Kamala Harris, o sentimento é o oposto. No total, 97¬reditam que ela aceitaria o resultado das urnas, e entre os republicanos, 57% pensam que ela reconheceria a derrota.

"Ou seja, a gente pode ter, sim, nos Estados Unidos, na semana que vem, um cenário parecido com o que se viu na última eleição. Aquela confusão, aquele ataque à democracia americana, no Capitólio, podemos ver algo parecido caso Trump não vença as eleições", finalizou.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.