Edital do Prouni será publicado nesta quarta-feira (17)

Candidatos já podem checar os resultados do Enem 2023 no portal

Rádio BandNews FM

Edital do Prouni será publicado nesta quarta-feira (17)
Agência Brasil

O edital do Prouni (Programa Universidade Para Todos) estará disponível a partir desta quarta-feira (17). O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante uma coletiva de imprensa nesta terça (16).

O Prouni é um programa do governo federal que oferta bolsas em instituições privadas a partir do desempenho dos estudantes no Enem.

As inscrições estarão abertas a partir da meia-noite do dia 29 de janeiro, seguindo até primeiro de fevereiro. As consultas para as vagas podem ser feitas a partir desta sexta-feira (19).

Já para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece oportunidades em universidades públicas, o prazo vai da próxima segunda-feira (22) até quinta (25). Esta é a primeira vez que o processo terá apenas uma edição no início do ano. Antes, havia outra edição em meados de junho.

O Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) também utiliza a nota do exame, mas ainda não há previsão para o início das inscrições.

Durante a coletiva, o ministro disse que a pasta pretende mapear os motivos que levam o estudante concluinte a se inscrever no Enem e não comparecer nos dias das provas.

Dos dois milhões de concluintes em 2023, 1.415.696 mil se inscreveram, mas apenas 1.058.538 mil foram fazer a avaliação.

Em relação aos alunos da rede pública, apenas 1.181.081 fizeram a inscrição no Exame. Desses que apresentaram interesse na seleção, 837.622 compareceram aos locais de aplicação. Ao todo, 1.792.396 estavam aptos a concluir o ensino médio no ano passado.

O presidente do INEP, Manuel Palácios, se comprometeu a contribuir para melhorar os números.

Na manhã desta terça-feira (16), alguns estudantes relataram instabilidade na página do participante. A BandNews FM pediu posicionamento ao INEP, mas não houve retorno.

A edição contou com aproximadamente quatro milhões (3,9 milhões) de inscritos e foi aplicada nos dias 5 e 12 de novembro.

Neste ano, 60 redações conseguiram alcançar a nota máxima. Dentre elas, apenas quatro eram de alunos de escolas públicas. O tema da redação foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

Já no Enem 2022, apenas 18 redações receberam pontuação máxima.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.