Economia cresce 1% no 1º trimestre; setor de Serviços impulsiona resultado

Setor que representa 70% da economia brasileira cresceu com a retomada das atividades presenciais; agropecuária caiu nos primeiros três meses do ano

BandNews FM

A economia brasileira cresceu 1% no primeiro trimestre do ano, na comparação com o quarto trimestre de 2021. O dado divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (02) aponta o terceiro crescimento trimestral consecutivo. Ao todo, o Produto Interno Bruto nos três primeiros meses do ano somou R$ 2,249 trilhões.

Na comparação com o 1º trimestre de 2021, o PIB cresceu 1,7% e no acumulado dos últimos quatro trimestres, o avanço foi de 4,7% na comparação com igual período anterior.

O crescimento de agora foi impulsionado pelo setor de serviços, que representa 70% da economia brasileira. Com o retorno das atividades presenciais, o setor teve alta de 1% nos três primeiros meses do ano. O consumo das famílias deu fôlego novo aos serviços, com avanço de 0,7% no primeiro trimestre.

A indústria teve crescimento modesto de 0,1% no período.

Já a agropecuária, que tem sustentado o PIB dos últimos anos, teve decréscimo de 0,9% entre janeiro e março por conta da quebra de safra e da estiagem no Sul do país.

A taxa de investimento no primeiro trimestre de 2022 foi de 18,7% do PIB, portanto abaixo do observado no mesmo período do ano anterior (19,7%).

Os números dos três primeiros meses do ano vieram em linha com a expectativa dos analistas, mas os economistas alertam que o segundo trimestre parece ser de crescimento mais modesto, com desaceleração dos dados econômicos.

A agropecuária deve recuperar terreno com melhores perspectivas da safra neste ano e com a previsão de uma colheita recorde ao longo do ano.