A economia brasileira teve um crescimento de 2,41% no primeiro trimestre do ano, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central divulgado nesta sexta-feira (19). O indicado é utilizado como uma prévia do PIB, medido oficialmente pelo IBGE.
Em relação ao período de janeiro a março de 2022, a expansão foi de 3,87%. No acumulado de 12 meses, a alta foi de 3,31%.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país ao longo do ano. O resultado oficial do período, calculado pelo IBGE, será divulgado em 1º de junho.
Em 2022, ele totalizou R$ 9,9 trilhões, conforme o cálculo realizado pelo IBGE. Já no ano anterior, registrou um aumento de 5%.
Os cálculos realizados pelo Banco Central e pelo IBGE são diferentes. O indicador do BC não leva em consideração o lado da demanda, mas incorpora estimativas da agropecuária, dos serviços, da indústria e dos impostos.
O Banco Central também aumentou a projeção de crescimento econômico para 2023 de 1,2%, e não mais de 1%, conforme a previsão do Relatório Trimestral da Inflação divulgado anteriormente.