“A última semana foi a mais difícil de toda a pandemia. Liberamos nove leitos de UTI e, logo na sequência, recebemos 14 pacientes. Os números são altíssimos”. A afirmação é da secretária-adjunta de Saúde de Taboão da Serra, Thamires May, entrevistada na Rádio BandNews FM.
Desde sexta-feira, a cidade teve 11 pacientes mortos por coronavírus enquanto aguardavam por um leito para tratamento na cidade da Grande São Paulo, e 16 pessoas ainda esperam por tratamento. Deste total, 11 estão intubados e 5 estão em ‘máscaras’, sendo assistidos pela equipe médica e necessitando de um suporte maior que, segundo a secretária, só pode ser oferecido pelo governo do Estado.
Thamires May afirmou ainda que o município ampliou em 75% os leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. A cidade conta agora com 70 vagas. “Mas o que precisamos é de um apoio estadual para que os pacientes em estado grave sejam remanejados para unidades de alta complexidade. Dessa forma, podemos continuar dando conta de receber os pacientes que chegam”, declarou a secretária.
Acompanhe a entrevista completa: