"É cedo para associar vacinação infantil com queda de internações", diz médico

Diretor da Sociedade Brasileira de Imunização também afirma que falar em quarta dose é desserviço

Rádio BandNews FM

Atualmente, quase 55% das crianças entre cinco e 11 anos receberam pelo uma dose Foto: Reuters
Atualmente, quase 55% das crianças entre cinco e 11 anos receberam pelo uma dose
Foto: Reuters

O diretor da Sociedade Brasileira de Imunização afirma que é cedo para dizer que a campanha de vacinação contra a Covid-19 em crianças foi o que provocou a queda em internações. 

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo apontou que o número de pessoas em UTIs pediátricas entre cinco e 11 anos passou de 260 no fim de janeiro para 183 nesta semana. 

Segundo o médico Renato Kfouri, é prematuro fazer qualquer análise neste sentido. A campanha de imunização para o grupo começou há quase um mês. 

Na visão do diretor da Sociedade Brasileira de Imunização, os dados positivos são resultados da variante Ômicron, que se espalha de forma rápida, mas a queda é acentuada após um período determinado. 

Atualmente, quase 55% das crianças entre cinco e 11 anos receberam pelo menos uma dose da vacina da Pfizer ou a CoronaVac. Na capital paulista, o índice já está perto dos 70%. 

Questionado também sobre a possível aplicação da quarta dose em adultos, Renato Kfouri disse que é prematuro entrar nesta discussão, já que não há estudos que apontem a necessidade da aplicação. 

Ontem, o governo de São Paulo disse que avalia avançar na medida, no entanto, o assunto ainda é discutido pelo Comitê Científico.