Duas pessoas morreram – sendo pai e filha – no desabamento de um prédio na comunidade do Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A construção de quatro andares ruiu durante a madrugada desta quinta-feira (03). Quatro pessoas foram encaminhadas para hospitais da região.
No início da tarde, o Corpo de Bombeiros confirmou a morte de Nathan Gomes, de 28 anos. Mais cedo, o corpo da filha dele, de apenas 2 anos, foi retirado dos escombros. A mãe da menina, Chiara Abreu, foi resgatada com vida e levada de helicóptero para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, Zona Sul.
Outras três vítimas do desabamento foram encaminhadas para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, com estado de saúde estável: duas mulheres, uma de 28 e outra de 38 anos, e um homem de 29 anos. Cinco quartéis do Corpo de Bombeiros atuam na região.
O subsecretário de Defesa Civil do Rio, Marcio Motta, afirma que as edificações são irregulares e estão em uma área que não é adequada para a construção. Técnicos da Defesa Civil Municipal avaliam os danos que foram causados em outras quatro edificações e se haverá necessidade de outras interdições. A Defesa Civil faz a avaliação da estrutura dos prédios afetados.
A Secretaria Municipal de Assistência Social montou um ponto de acolhimento para atendimento às famílias. A Polícia Militar e a Guarda Municipal também atuam na comunidade, que é dominada pela milícia. A favela fica na mesma região da Muzema, também dominada por grupos paramilitares, onde dois prédios desabaram em 2019, deixando 24 mortos.
Mais cedo, Luiz Megale e Helen Braun falaram sobre o caso: