O domingo (30) de segundo turno tem passe livre no transporte coletivo de 378 cidades brasileiras. Todas as capitais e o Distrito Federal liberaram os eleitores do pagamento de passagens. A gratuidade foi permitida pelo Supremo Tribunal Federal e passou a ser uma reivindicação de entidades da sociedade civil para diminuir o número de abstenções no 2º turno.
Apenas em Rio Branco, no Acre, o morador precisará apresentar o comprovante de votação para conseguir a volta pra casa de maneira gratuita.
A Campanha Passe Livre pela Democracia, capitaneada pelo Instituto Brasileiros de Defesa ao Consumidor, estima que 100 milhões de brasileiros sejam beneficiados com a gratuidade recém liberada.
335 municípios decidiram pelo passe livre neste segundo turno e 43 já oferecem o benefício ao longo de todo o ano. O estado de São Paulo, com 144 cidades beneficiadas, Bahia (28), Goiás (21) e Ceará (21) são as unidades com mais municípios liberando as catracas.
Em São Paulo e em Minas Gerais, os transportes regulados pelos governos estaduais também não terão cobrança de passagem. Decisões judiciais em ambos os Estados exigiram a liberação das catracas.
Na etapa final da eleição, sem as disputas por cargos de deputado e senador, além da finalização em primeiro turno em 14 estados do cargo de governador, o comparecimento dos eleitores costuma ser menor. A alta abstenção é uma preocupação das campanhas por conta da disputa acirrada.
No primeiro turno, capitais já tinham liberado o passe livre, mas em número muito menor do que agora no segundo turno.