Os mercados sentem a investida russa contra a Ucrânia. O dólar que, na quarta, ficou abaixo de 5 reais, disparou nesta quinta-feira (24) e fechou o dia em alta de 2,06%, valendo R$ 5,10.
Embora o mercado não acreditasse que a retórica bélica do Kremlin se transformasse em ataques à Ucrânia, os investidores já estavam preparados.
O reconhecimento por parte de Vladimir Putin das regiões de Donetsk e Luhansk como áreas independentes deram o sinal verde para o cenário desenhado, avalia João Alfredo Nyegray, professor de Geopolítica e Negócios Internacionais na Universidade Positivo:
O especialista afirmou que desde janeiro o preço do barril de petróleo vem subindo e agora, com a invasão e bombardeio de áreas ucranianas, o petróleo chegou a US$ 105 o barril.
As bolsas europeias também mostraram nos números o impacto da investida russa.
A Bolsa de Moscou chegou a cair mais de 40% e ficou com as ações paralisadas. A moeda russa caiu ao pior nível da história.
João Alfredo Nyegray lembra que as sanções preparadas pelo ocidente contra o Kremlin funcionam como um remédio que tem efeitos colaterais e que a Europa vai precisa buscar alternativas aos produtos que vem comprando da Rússia, em especial o petróleo e gás natural.