Dólar cai 1,14% após possível moderação de tarifas dos EUA

Moeda norte-americana fechou a segunda-feira (6) cotada em R$ 6,11

Rádio BandNews FM

Dólar cai 1,14% após possível moderação de tarifas dos EUA
Dólar
REUTERS/Murad Sezer

O dólar comercial registra queda de 1,14% e fecha a primeira segunda-feira de 2025 a R$6,11. A queda na cotação foi afetada após o jornal norte-americano The Washington Post noticiar que assessores de Trump estudavam planos tarifários que cobririam apenas importações de setores críticos.

A notícia foi desmentida por Trump por meio de uma postagem em seu perfil na Truth Social, onde o republicano afirma que a matéria é fake news. “A matéria afirma incorretamente que minha política tarifária será reduzida. Isso está errado. O Washington Post sabe que está errado. É apenas mais um exemplo de Fake News”, escreveu.

Caso seja confirmada a possibilidade de menor taxação, a inflação nos EUA seria menor, o que implicaria, ao menos, numa manutenção da atual taxa de juros, rendendo menos aos investidores.

Durante a campanha, Donald Trump prometeu uma política monetária protecionista, com grandes taxações sobre importações, principalmente de produtos vindos da China, do México e do Canadá.

O mercado ainda espera a divulgação de indicativos econômicos, como os dados de desemprego dos EUA e a inflação do Brasil em 2024, que devem ser anunciados nos próximos dias.