Na semana do dia Dia Nacional do Doador de Sangue, a BandNews FM promoveu uma ação em conjunto com a parceria com a Fundação Pró-Sangue - a 'Atitude BandNews FM Doação de Sangue' - e buscou elucidar as principais dúvidas sobre o ato de doação sanguínea.
Um dos pontos abordados pela doutora Larissa Escobar, da Fundação Pró-Sangue, é a publicidade da doação. No entendimento da especialista, é preciso divulgar o ato de doar para que outras pessoas se sintam incentivadas a também realizar o ato de doar sangue.
"Há muita demanda, ainda mais numa cidade como São Paulo. Todo hospital precisa de sangue a todo momento, tanto para crianças, recém-nascidos, adultos. Todas as idades", explica.
A prática ajuda na reposição do estoque de sangue, já que o estoque de sangue na Fundação Pro-Sangue, até o último boletim emitido na segunda-feira (25) mostrava um banco estável para sangues do tipo 'A+', 'AB+' e 'B+'. Em contrapartida, sangue do tipo 'AB-' está em estado de alerta para baixa quantidade; e 'O+', 'O-', 'A-', 'AB-' e 'B-' encontram-se em estado crítico.
Tempo de duração
Atualmente, o tempo estimado para doação de sangue é de 30 minutos. As etapas consistem em chegada, passagem pela triagem, checagem dos sinais vitais e a doação. A retirada do sangue demora de 5 a 10 minutos.
Impeditivos
Em relação às restrições, há uma proibição em relação a idade. O doador precisa ter um mínimo de 18 anos de idade - caso tenha 16, é preciso da autorização dos pais ou responsáveis - e um máximo de 60 anos, caso seja a primeira doação. O peso mínimo para ser um doador é ter 50 kilos.
Outro ponto de observação é a alimentação. É preciso que o doador esteja alimentado para realizar a retirada do sangue. No momento da doação, não é permitido que o doador esteja com com algum tipo de resfriado ou gripado. Febre, diarreia ou quadros infecciosos também são impeditivos para a doação.
Caso o doador tenha efetuado uma endoscopia ou realizou tatuagens ou colocou piercings, é preciso aguardar um período de seis meses para realizar a doação de sangue. Caso o piercing tenha sido inserido numa região da boca, de mucosa ou genital, é preciso retirar o piercing e aguardar um período de um ano.
Em caso de diabetes, a doação não pode ser realizada caso tenha usado insulina. Diabéticos que controlam a doença com medicamento estão aptos a doar.
Quantidade e periodicidade
Para os curiosos que desejam saber a quantidade de sangue que é retirado numa doação, a doutora Larissa Escobar informou que os homens doam cerca de 480 ml, enquanto as mulheres retiram 320 ml.
Já o tempo em que a doação pode ser realizada também difere entre homens e mulheres, já que os homens podem realizar as doações uma vez a cada dois meses, totalizando seis doações durante um ano. A mulheres podem doar uma vez a cada três meses, totalizando quatro doações no ano. Essa restrição ocorre por conta da menstruação, já que a mulher já perde sangue mensalmente.
Medicações
Em caso de uso de medicamentos, cada remédio tem a sua especificidade e restrições. Segundo a especialista, a maioria dos casos é passível de doação. No entanto, é preciso informar o médico o tipo do medicamento para saber se há a possibilidade de doar sangue. Em caso de dúvidas, a Fundação Pro-Sangue retira dúvidas pelo telefone (11) 4573-7800.