Moradores de domicílios que ainda não responderam ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137, que passa a atender todos os estados do país a partir desta terça-feira (27).
O serviço está sendo disponibilizado de forma gradativa nos municípios, de acordo com o andamento da coleta em cada local.
Lançado em 30 de novembro no Piauí e em Sergipe, dois estados onde a coleta se encontra em estágio final, o Disque-Censo 137 é inédito na história dos censos demográficos do IBGE. O serviço já recebeu mais de 430 chamadas.
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular. O atendimento ocorre de segunda a sexta das 8h às 21h30.
Segundo o IBGE, a pesquisa não é realizada pelo telefone. A partir da ligação, o morador agenda uma visita do recenseador. Até o momento, cerca de 80% da população foi recenseada.
Para garantir mais eficácia na coleta, nesta terça-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro renovou um acordo de Cooperação Técnica com o IBGE para que os agentes de saúde também atuem como agentes censitários, já que eles têm mais facilidade no acesso às comunidades. A coleta do Censo começou em agosto.
Os dados obtidos pela pesquisa são usados como base para o planejamento de políticas públicas pelo governo federal. Em 2021, o Censo não foi realizado por falta de espaço no Orçamento. Em 2020, por sua vez, não houve coleta devido à pandemia.