Diretor da Abin deve explicar monitoramentos ao Congresso

Servidores da Agência Brasileira de Inteligência foram presos por uso indevido de sistema como meio de chantagem

Rádio BandNews FM

Diretor da Abin deve explicar monitoramentos ao Congresso
Lula Marques/ Agência Brasil

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Correa, vai comparecer a uma reunião na Comissão Mista de Atividades de Inteligência do Congresso nesta quarta-feira (25) para explicar o uso indevido do sistema de geolocalização de telefones celulares sem autorização judicial durante a governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na época, a agência era presidida pelo atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). O caso é investigado pela Polícia Federal e já resultou no afastamento de 5 servidores da Abin, incluindo um membro da cúpula da organização, e duas prisões.

Além do uso indevido do sistema, os servidores da agência que foram presos também teriam utilizado o conhecimento sobre o uso indevido do sistema como meio de chantagem para evitar a demissão.

Durante a ação, a PF apreendeu mais de US$ 150 mil nas casas dos envolvidos. Os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.