Diminui discurso de ódio nas redes sociais em relação a eleições, aponta análise

Levantamento foi feito pelo colunista da BandNews FM Guto Graça e indica que, como um todo, volume de postagens de conteúdo político também caiu

Rádio BandNews FM

Diminui discurso de ódio nas redes sociais no início do ano em relação a período eleitoral
Foto: Reuters

O volume de assuntos políticos nas redes sociais cai 18% neste começo de ano na comparação com o período das eleições, segundo análise feita pelo colunista da BandNews FM Guto Graça.

Nessa mesma relação, despencou também o número de conteúdos considerados de "ódio" - uma queda de 30% considerando 30 milhões de perfis abertos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, TikTok, YouTube e Pinterest.

O resultado considera postagens feitas entre 1 de janeiro e 8 de fevereiro.

Parte disso se deve à queda de investimentos e gastos em redes sociais por parte de campanhas políticas paralelas, que se utilizavam de anúncios para disparar informações que pudessem inflar o ambiente.

Desde a confirmação do nome do presidente Lula para ocupar o Planalto, mais de 50 milhões de anúncios que estiveram presentes no período eleitoral saíram do meio digital.

Mesmo com o novo cenário, o colunista Guto Graça faz uma ponderação: os atos criminosos de 8 de janeiro provocaram, sim, certo constrangimento entre usuários, mas não afastaram questionamento sobre a lisura das eleições.

Do total de perfis analisados em grupos considerados conservadores, 18% ainda levantam dúvidas sobre o resultado do pleito de 2022.

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