A ex-presidente da República e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, se reuniu nesta quarta-feira (26), em São Petersburgo, com o presidente da Rússia, Vladmir Putin.
Segundo um comunicado da instituição financeira, que também é conhecida como banco dos BRICS, o encontro teve objetivo discutir a próxima cúpula do bloco econômico, a ser realizada na África do Sul entre os dias 22 e 24 de agosto deste ano.
Dilma Rousseff chamou de “infundadas” as especulações sobre a realização de investimentos na Rússia e reiterou que a instituição não está considerando novos projetos no território russo, por causa das sanções impostas ao país pela guerra contra a Ucrânia.
Rousseff defendeu que os integrantes do bloco possam fazer transações em moedas locais, como o chinês yuan. "Não tem nenhuma justificação para que os países em desenvolvimento não possam estabelecer entre si a troca em moeda local, nossa estratégia 2022-2026 estabelece que 30% das nossas captações têm de ser em moeda local", afirmou Rousseff.