A ex-presidente da República Dilma Rousseff foi empossada como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, mais conhecido como Banco dos Brics. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (13) em Xangai, na China, com participação de Lula.
Apesar de já comandar a instituição desde o final de março deste ano, ainda faltava a solenidade para marcar o início do mandato de Dilma. Ao longo das últimas semanas, ela participou de reuniões do banco após ter sido indicada pelo atual presidente do Brasil.
Para assumir como presidente do banco até julho de 2025, Dilma se mudou para Xangai, local onde o evento aconteceu. A indicação para o cargo foi aprovada pelos países integrantes da instituição em março.
Ao longo da cerimônia, Dilma falou se sentia orgulhosa de ter sediado a cúpula que deu origem ao banco dos Brics, em Fortaleza, em 2014.
No discurso, a nova presidente da instituição afirmou que captará recursos em diversas moedas e que irá buscar o desenvolvimento de países emergentes.
Lula também discursou no evento. O chefe do Executivo brasileiro relembrou a trajetória política de Dilma e reiterou a importância do banco. De acordo com o mandatário, os recursos advindos do órgão financiam desde programas de apoio à renda até a mobilidade sustentável.
O banco é uma instituição responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte da aliança. Inicialmente, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul participavam o bloco. Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai passaram a integrar o grupo.