“Dilema de segurança”, diz professor sobre entrada por terra de Israel em Gaza

Professor doutor Sandro Teixeira Moita analisa que Israel tenta evitar guerra com combatentes libaneses do Hezbollah

Rádio BandNews FM

Soldados israelenses caminham após infiltração de homens armados do Hamas no Kibutz Beeri
REUTERS/Violeta Santos Moura

A entrada por terra das Forças Militares de Israel na Faixa de Gaza se trata de um "dilema de segurança".

A análise é do professor doutor Sandro Teixeira Moita, do programa de pós-graduação em Ciências Militares do Exército Brasileiro.

O especialista analisa que Israel tenta evitar, nesse primeiro momento, uma guerra com os combatentes libaneses do Hezbollah.

No fim de semana, o Hezbollah lançou ataques contra postos do exército israelense e uma vila na fronteira norte. Israel retaliou com ataques no Líbano.

O foco, segundo o professor doutor Sandro Teixeira Moita, é a degradação dos terroristas do Hamas.

O professor doutor Sandro Teixeira Moita, do programa de pós-graduação em Ciências Militares do Exército Brasileiro, analisa que Israel começou a mostrar alguma "boa vontade" em atender questões humanitárias.

O especialista lembra que, mesmo sendo uma guerra, há regras que devem ser seguidas.

Ainda não está confirmada a abertura da fronteira de Rafah, na Faixa de Gaza, perto do Egito, na região sul, para o grupo de dezesseis brasileiros – entre adultos e crianças – na madrugada desta segunda-feira (16). 

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o governo ainda aguarda novas informações para viabilizar a retirada das pessoas. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.