A Black Friday começou oficialmente nesta sexta-feira (24) e muitos consumidores foram aos principais shoppings e centros de compras do país aproveitar os descontos.
A expectativa do comércio é movimentar R$ 15,5 bilhões na data. O levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços indica ainda que a média de gastos deve ficar em R$ 1.380.
No comércio digital, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) planeja um faturamento de R$ 7,1 bilhões, um aumento de 17% na comparação com 2022.
Mas a Black Friday também pode ser um período de muitos problemas. O portal Reclame Aqui registou um aumento de 34,5% nas queixas em comparação com o mesmo período do ano passado. As empresas de varejo, cosméticos e métodos de pagamento concentram a maior parte das reclamações.
Para ajudar os consumidores, o Procon-SP criou uma lista com lojas que devem ser evitadas durante a Black Friday por causa de irregularidades e práticas suspeitas. A ideia, segundo o órgão, é proteger compradores de possíveis prejuízos e transtornos. A lista completa pode ser encontrada no site sistemas.procon.sp.gov.br