Dez estados do país podem sofrer com tempestades nesta segunda (22), diz INMET

Instituto Nacional de Meteorologia informou que as localidades estão na segunda maior categoria de perigo, na escala laranja; acumulado de chuva pode chegar a 100 mm

BandNews FM

INMET alerta para fortes chuvas no país
Fernando Frazão/Agência Brasil

Dez estados brasileiros encontram-se sob alerta de perigo para tempestades durante esta segunda-feira (22). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), trata-se do segundo alerta de maior perigo das fortes chuvas.

Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Pará e Rondônia estão sob alerta laranja - de perigo - e podem receber chuvas e ventos com forte intensidade.

O alerta se encerra nesta terça-feira (22) e, até lá, estas regiões podem receber um acumulado de chuva que pode chegar a 100 mm.

Menor perigo

Apenas os estados do Amapá, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe não se encontram sob alerta para as fortes chuvas. Todos os demais estados, além do Distrito Federal, estão em alerta amarelo - de potencial perigo para as precipitações.

Impactos das chuvas

No último domingo (21), as fortes chuvas provocaram a morte de uma mulher, de 60 anos, na região litorânea de São Paulo, na Praia Grande, que faleceu após ser atingida por um raio. Outra vítima também foi registrada em Sorocaba, após um carro ser arrastado em uma enxurrada. Ao todo, quatro mortos foram contabilizados nos últimos dias, além de quase 500 desabrigados.

Já no sul do país, no Rio Grande do Sul, o temporal ocorrido na última terça-feira (16), deixou quase 1 milhão de pessoas sem energia elétrica. De acordo com o último boletim, divulgado pelo governo na manhã do último domingo, mais de 30 mil clientes da CEEE Equatorial e outros 53 mil clientes da RGE Sul continuam sem o fornecimento de eletricidade. Em Porto Alegre, mais de 50 mil casas permanecem sem luz nesta segunda.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.