Detentos vão preparar as próprias refeições em presídios do Rio de Janeiro

Projeto piloto prevê um dia a menos de pena a cada três dias trabalhados

Rádio BandNews FM

A ideia ainda está em fase de licitação.
Foto: Agência Brasil

Um projeto piloto do governo do Rio de Janeiro vai contemplar dez unidades prisionais do estado para que detentos preparem as próprias refeições.

A ideia ainda está em fase de licitação e busca contribuir para a remissão da pena dos custodiados: a cada três dias trabalhados, os presos terão um dia a menos de pena.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária anunciou que vai construir cozinhas com refeitórios destinados à iniciativa.

Segundo a secretária Maria Rosa Lo Duca Nebel, ao mesmo tempo em que se melhora a qualidade da alimentação, também se dá um passo para tirar os custodiados da ociosidade.

De acordo com a Seap, o projeto vai contemplar detentos com bom comportamento, que vão passar por um processo de capacitação. O objetivo, inclusive, é contribuir para uma futura recolocação no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.

As penitenciárias contempladas foram definidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos e pelo próprio governo estadual.

Após a construção das cozinhas, prevista para ser finalizada até o ano que vem, está prevista uma licitação específica para a contratação dos fornecedores.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.