Um deslizamento de terra deixou pelo menos oito pessoas mortas após uma forte chuva atingir a cidade de Manaus na noite de domingo (12). Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML). As buscas no local do incidente continuam na manhã desta segunda (13).
As oito vítimas foram retiradas do local durante a madrugada, sendo quatro adultos e quatro crianças. As informações do Corpo de Bombeiros indicam que nove casas na Zona Leste da capital amazonense foram atingidas pela lama.
O prefeito David Almeida, acompanhado pelo governador do estado, Wilson Lima, visitou o local das buscas no início da manhã. Ele afirmou que há previsão de mais chuva para as próximas horas e que é necessário retirar as pessoas das moradias em áreas de risco.
De acordo com Lima, 44 homens das forças de segurança do estado estão na região afetada.
A Defesa Civil registrou mais de 110 chamados no período da chuva. No entanto, o órgão não recebeu nenhum acionamento do local.
As equipes de socorristas continuam no local, mas o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Amazonas, o coronel Muniz, afirma que “não há reclamação de pessoas desaparecidas”. Os moradores da região ajudam os bombeiros com pás, enxadas e baldes para retirar a lama.
Ele explica que o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden, e a Defesa Civil estadual emitiram alertas por conta da previsão dos temporais que iriam atingir a capital amazonense.
Em nota, o Governo do Amazonas disse que os hospitais da rede estadual de Saúde estão de prontidão para o atendimento de feridos.