Deslizamento atinge fila de carros e deixa um morto em rodovia do Paraná

Chuvas ainda deixam terreno instável e bloqueio da BR-376 é total

BandNews FM

Buscas foram suspensas em meio à chuva incessante  Foto: Reprodução
Buscas foram suspensas em meio à chuva incessante
Foto: Reprodução

Uma pessoa morreu no deslizamento de terra que ainda bloqueia totalmente a BR-376, ligação entre os estados do Paraná e Santa Catarina, na região de Guaratuba. Pelo menos cinco pessoas foram resgatadas, de acordo com o Corpo de Bombeiros.  

As camadas de lama arrastaram ao menos cinco caminhões e 10 veículos para fora da pista na noite desta segunda-feira (28). Não há previsão de liberação da rodovia pela concessionária Arteris Litoral Sul e a PRF pede aos motoristas que evitem a região.

Equipes da Defesa Civil retomaram as buscas na manhã desta terça-feira (29) depois de uma nova avaliação no terreno, que segue instável por causa das fortes chuvas que atingem o Sul do País desde sábado.  

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, contou à BandNews FM que voltava de Curitiba quando foi surpreendido por um primeiro deslizamento no km 669, interditando a pista. As equipes de atendimento liberaram a passagem e os carros trafegaram com lentidão pelo trecho.  

Neste momento, ocorreu um segundo deslizamento que atingiu o carro do prefeito. O veículo em que estava Justus e o motorista foi levantado pela terra, o que possibilitou que os dois conseguissem escapar de um acidente mais grave.  

Socorristas voluntários informaram que não há sinal de telefone nos trechos interditados, nas praças de pedágio de São o que tem dificultado a comunicação entre as autoridades que atuam na ocorrência.

A Estrada da Graciosa, a PR-410, também está interditada por deslizamento na via. Com isso, todos os acessos de Curitiba ao litoral do Paraná estão comprometidos.