Desemprego cai em agosto ao menor nível em 7 anos: 8,9%

Taxa ficou em 8,9% no trimestre encerrado em agosto, com recorde de trabalhadores sem carteira assinada

BandNews FM

O total de pessoas sem trabalho caiu ao menor nível desde dezembro de 2015
Foto: Agência Brasil

O desemprego no Brasil no trimestre entre junho a agosto ficou em 8,9%. O recuo foi de 0,9 ponto porcentual em relação ao período anterior e de 4,1 pontos na comparação com o mesmo intervalo de 2021. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, divulgada nesta sexta-feira (30).

Com isso, o total de pessoas sem trabalho caiu ao menor nível desde dezembro de 2015. Atualmente, são 9,7 milhões de brasileiros desocupados. A mesma pesquisa apontou um recorde no número de empregados sem carteira assinada, com 13,2 milhões de pessoas. Trata-se de uma alta de 16% em relação a 2021.

O porcentual de desalentados, aqueles que gostariam de trabalhar, mas não procuram emprego por achar que não vão encontrar, se manteve estável em 3,8%, de acordo com o IBGE. 

Segundo a colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, a maior parte das contratações no trimestre entre junho e agosto veio do setor de serviços. Na avaliação dela, o Brasil precisa agora de propostas para pelo menos manter o atual patamar, uma vez que o cenário mundial não é animador e a inadimplência vem crescendo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.