'Desastre para Biden': saiba como foi 1º debate presidencial dos EUA

Enquanto atual presidente tropeçou nas palavras, Donald Trump se manteve focado e aproveitou falhas do adversário

Donald Trump e Joe Biden trocaram acusações
REUTERS/Brian Snyder

O primeiro debate presidencial dos Estados Unidos entre o atual presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump, que aconteceu nesta quinta-feira (27), foi marcado por um desempenho ruim de Biden.

O democrata se confundiu várias vezes, o que gerou críticas da mídia e levantou dúvidas sobre sua capacidade de continuar na corrida presidencial. Em um dos momentos, ele tentou falar sobre a taxação de bilionários, mas tropeçou nas palavras.  

“Temos 1.000 trilionários no país, quero dizer bilionários...”, disse. O atual presidente também teve dificuldades para tratar sobre economia e gestão da covid-19, momentos que Trump aproveitou para atacar suas políticas.

Durante o debate, o ex-presidente se manteve moderado e focado, aproveitando as falhas de Biden. 

A performance de Biden levantou preocupações sobre sua saúde física e mental, gerando dúvidas se ele tem condições de seguir na disputa eleitoral.

Possíveis substitutos

Biden fez um discurso na Carolina do Norte nesta sexta-feira (28), dia seguinte ao debate, e foi ovacionado por apoiadores que gritavam “mais quatro anos”. 

Apesar das especulações de que ele poderia desistir da candidatura, ele reafirmou sua intenção de concorrer à reeleição.

Ainda assim, o desempenho no debate deixou muitos democratas preocupados. A vice-presidente Kamala Harris tentou minimizar o impacto, dizendo que não se pode julgar apenas com base em um debate.  

Há rumores de que figuras importantes do partido, como Barack Obama, possam intervir para persuadir Biden a reconsiderar sua candidatura. 

O Partido Democrata enfrenta um dilema: manter Biden como candidato e arriscar uma derrota, ou buscar um plano B em tempo hábil. 

Nomes como Michelle Obama e Hillary Clinton são especulados, mas não há consenso sobre um substituto forte.

Enquanto isso, o mercado financeiro já começa a se posicionar antecipando uma possível vitória de Trump, que aparece como favorito nas pesquisas.  

A economia, um dos pontos fracos de Biden no debate, é uma área onde Trump promete melhorias com suas políticas de redução de impostos e desregulamentação.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.