Os deputados federais pretendem apresentar nesta quarta-feira (1º) um calendário para a votação da Reforma Tributária. O projeto é considerado prioritário pelo Palácio do Planalto.
O grupo de trabalho criado para discutir o tema se reúne no período da tarde para agendar audiências públicas e definir como será o desenvolvimento nos próximos noventa dias, para então encaminhar o tema para votação no plenário da Casa.
No Congresso Nacional, já há o consenso de que é chegada a hora de destravar o debate sobre o assunto e votar uma reforma do sistema tributário, segundo apurou o âncora da BandNews FM Rodrigo Orengo.
Já existe na Câmara e no Senado projetos apresentados para a unificação de tributos e a simplificação do sistema.
A principal divergência está na oneração de determinados setores e a preocupação de parlamentares do Amazonas sobre um possível prejuízo com a Zona Franca de Manaus.
A aprovação de uma Reforma Tributária está entre as promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Após a aprovação na Câmara, é preciso ainda que o texto seja aprovado no Senado e só depois poderá sancionado. Por conta do prazo, é improvável que o tema seja completamente aprovado até o fim do primeiro semestre, como queria o Ministério da Fazenda.