Câmara dos Deputados

Deputados aprovam urgência de projeto que equipara aborto ao homicídio

Medida permite que texto seja votado pelo plenário sem passar por comissões

BandNews FM

Deputados aprovam urgência de projeto que equipara aborto ao homicídio
Reprodução/Agência Câmara de Notícias

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o regime de urgência do projeto de lei que equipara o aborto de gestação acima de 22 semanas ao homicídio.

O texto é de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e recebeu requerimento de urgência do deputado Eli Borges (PL-TO), que é coordenador da Frente Parlamentar Evangélica.

Ainda não há data para votação em plenário. Com a urgência aprovada de forma simbólica, a proposta não precisa passar por comissões.

Parlamentares reclamaram da falta de transparência no momento da votação. Segundo a deputada Sâmia Bofim (PSOL-SP), o registro dos votos não foi feito no painel do plenário.

"Eu avalio a votação como uma votação irregular, porque o regimento indica que o presidente precisa, no mínimo, informar para o plenário qual o projeto que está sendo votado", disse a deputada.

A urgência da proposta que altera regras sobre o aborto foi aprovada logo após o presidente da Câmara, Arthur Lira, anunciar a votação do projeto que anula as delações de réus presos.

Tópicos relacionados