Depois do afastamento de Appio, Gabriela Hardt reassume a Lava Jato

Magistrada foi responsável pela sentença que condenou Lula no caso do sítio de Atibaia como substituta, em 2019

Rádio BandNewsFM

Depois do afastamento de Appio, Gabriela Hardt reassume a Lava Jato
Esta é a segunda vez que a juíza assume o cargo
Foto: Reprodução/Youtube

A juíza Gabriela Hardt assumiu, nesta terça-feira (23), a 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba, após o afastamento de Eduardo Appio.

O magistrado, que assumiu os processos da Lava Jato no início do ano, foi removido do cargo a pedido do TRF-4. Ele é acusado de usar indevidamente o sistema da Justiça Federal para acessar dados do filho do desembargador Marcelo Malucelli, afastado da operação, e feito uma ligação para ele. Appio não vai se manifestar.

O desembargador era o revisor das decisões de Appio no TRF-4 até o mês passado, quando pediu afastamento da Lava Jato para preservar a “integridade física e moral” da família.

O filho de Marcelo Malucelli é sócio e genro do senador Sergio Moro.

Esta é a segunda vez que a juíza assume o cargo. Como substituta, em 2019, a magistrada foi responsável pela sentença que condenou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do sítio de Atibaia, no interior de São Paulo.

Recentemente, Hardt autorizou a operação que prendeu nove membros do PCC acusados de planejar um atentado com o senador Sergio Moro e a família dele.

Na ocasião, ela conduzia os casos da 9ª Vara Federal de Curitiba durante as férias da titular, Sandra Regina Soares.