Dengue: Brasil monitora 500 mil casos e atinge 75 mortes

Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás e Espírito Santo já registram índices de epidemia

BandNews FM

Dengue: Brasil monitora 500 mil casos e atinge 75 mortes
Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santos já registram índices de epidemia
Foto: Agência Brasil

O Ministério da Saúde confirma 75 mortes por dengue no país neste início do ano e os casos prováveis da doença alcançam 512.353 notificações, conforme a mais recente atualização, divulgada na noite desta segunda-feira (12). Os números estão quase quatro vezes maiores do que no mesmo período do ano passado.

Nas seis primeiras semanas do ano passado, a contabilidade oficial era de 128.842 casos.

O calor excessivo e as chuvas abundantes em 2024 explicam a explosão dos casos. As autoridades de saúde já esperam um número recorde de casos da doença neste ano, e a dengue pode atingir até quatro milhões de pessoas até o fim do ano.

Especialistas apontam que o Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás e Espírito Santo já registram índices condizentes com o estado de epidemia, quando o coeficiente de infecção ultrapassa os 300 casos por 100 mil habitantes.

Para tentar conter a alta dos casos, o governo tem apostado em campanhas de conscientização para evitar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A fêmea do inseto deposita ovos em locais com água parada e a doença se espalha conforme o mosquito se desenvolve.

Na última semana, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de doses da vacina Qdenga, única aprovada contra a doença. O país comprou seis milhões de doses do imunizante, que será entregue até o fim do ano. Já chegaram ao país cerca de 750 mil doses.

Quase 300 cidades vão receber a vacina neste primeiro momento. Os municípios selecionados são os que mais registram casos da doença.