Deltan Dallagnol deixa MPF e mira candidatura política

Expectativa é de que ele se filie ao Podemos, mesmo partido escolhido por Sérgio Moro para disputar as eleições do próximo ano

BandNews FM

Dallagnol estava desde 2003 no MP do Paraná Marcelo Camargo/Agência Brasil
Dallagnol estava desde 2003 no MP do Paraná
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-coordenador e porta -voz da Operação Lava Jato, procurador da República Deltan Dallagnol renunciou ao cargo no Ministério Público nesta quinta-feira (04). Ele deve entrar para a política, na disputa por uma vaga à Câmara dos Deputados em 2022. 

Dallagnol estava desde 2003 no MP do Paraná. A expectativa é de que o agora ex-procurador se filie ao mesmo partido escolhido por Sérgio Moro para disputar as eleições do próximo ano, o Podemos, liderado pelo senador Alvaro Dias, também do Paraná. 

Deltan Dallagnol usou as redes sociais para fazer o anúncio de sua renúncia ao MP. A vontade de entrar para a política é antiga e com o fim da Lava Jato, Dallagnol foca na campanha eleitoral na tentativa de resgatar os méritos da Lava Jato e de acordo com o ex-procurador, uma forma de trazer o debate à tona. 

Deltan se afastou da coordenação da Lava Jato de Curitiba, em setembro do ano passado, depois de denúncias de excessos e da divulgação de mensagens suas com Moro e outros procuradores pelo The Intercept Brasil. Nas redes sociais, Dallagnol destacou a importância do MP  em sua trajetória. 

A imagem mais controversa envolvendo Deltan Dallagnol foi a do powerpoint em que apontava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como chefe de uma organização criminosa instalada no poder para desviar dinheiro público.